Dicas da lição 07 – “O reino eterno de Cristo”

Recurso pré-aula: Para facilitar a familiarização com o estudo, utilize o podcast da lição 07, acessando o link https://portaliap.org/wp-content/uploads/2019/03/LB327_07.mp3

Abertura: Antes de iniciar a sua aula, lembre-se que o estudo da Bíblia é uma atividade não apenas intelectual, mas, sobretudo, espiritual. Portanto, convoque a classe a orar em favor do estudo.

Slides da lição: Baixe o slide da lição 07, acessando o link: https://portaliap.org/licoes-biblicas/licao-biblica-327 e utilize-o no desenvolvimento da sua aula.

Slides propositivos: O vídeo indicado abaixo tem por objetivo apresentar um jeito de trabalhar com recursos visuais usando técnicas de comunicação audiovisuais reconhecidas no mundo acadêmico moderno. É uma nova alternativa aos slides tradicionais baixados por este site ou slides especiais para inserir aos slides baixados.

 

Pesquisas apontam que numa aula administrada verbalmente, os alunos lembrarão apenas 10% dela após três dias. Se a mesma aula for apoiada por recursos visuais, ao final do mesmo tempo, 65% da aula serão recordadas. Mas, atenção! O uso de recursos de apoio sem critério, apenas para deixar a aula “bonitinha”, pode se tornar uma armadilha. Dependendo do assunto, da forma como o recurso é conduzido e da inabilidade do quem o usa, o recurso pode mais atrapalhar do que ajudar.

Você deve ter em mente que um recurso visual de apoio à sua aula deve atender a três objetivos:

1)    Destacar as informações importantes

2)    Facilitar o acompanhamento do raciocínio

3)    Possibilitar a lembrança do assunto por um longo tempo

Ao usar slides, flipchart, dinâmicas, quadros ilustrativos, etc., faça sempre três perguntas atinentes a cada objetivo acima. Se não atender a algum dos objetivos, não tenha receio em dispensar o recurso.

Lembre-se que o Professor dos professores e seus discípulos usaram com eficácia recursos visuais. “Olhai os lírios dos campos…”, “Olhai as aves dos céus…” (Mat. 6: 26, 28), “Olhai para a figueira e para todas as árvores…” (Luc. 21: 29), “E Jesus falando, disse à figueira…” (Mar. 11: 14), “…eu vendo os vossos santuários, achei um altar escrito: AO DEUS DESCONHECIDO…é o que eu vos anuncio” (Atos 17: 23).

Portanto, mãos a obra! Veja, no vídeo abaixo, as dicas do uso de slides propositivos e faça o download do modelo dos slides da lição 7 com a aplicação das técnicas vistas no vídeo. Use-os isoladamente ou insira-os nos slides tradicionais.

Vídeo “Dicas para o uso de recursos visuais”: https://youtu.be/uBcceeZ7LkQ

Download dos slides usados no vídeo acima: http://portaliapsge.com/dec/licao_7.pptx

Episódios contemporâneos: Instigue aos irmãos a apontar fatos da história contemporânea que justifiquem a afirmação: “Milhares de cristãos continuam sendo atormentados, em diversas partes do mundo. O espírito do Anticristo já atua no mundo” (segundo parágrafo do item 1 do tópico “Aplicando o texto”). Se você não tiver um flipchart ou uma lousa, pegue uma caneta e você mesmo anote em uma folha A4 a lista que surgir entre os alunos – anote a súmula. Por exemplo: imagine que alguém fale sobre os privilégios legais da comunidade gay para criminalizar quem se manifesta contrário ao comportamento homossexual. Nesse caso, escreva apenas “IDEOLOGIA DE GÊNERO”. Se alguém falar sobre o massacre dos cristãos na Síria por não negarem a fé em Cristo, escreva “PERSEGUIÇÃO NA SÍRIA (OU NO IRAQUE)”. Pronto! Você passou a ter um farto e rico material para argumentar sobre o item 1 da aplicação.

DICA dessa dica: Durante a semana, faça uma coletânea de fatos históricos contemporâneos, de preferência os mais atuais e bem divulgados pela imprensa, porque existe a probabilidade de os alunos serem surpreendidos pela sua sugestão e não se lembrarem de nenhum fato. Caso dê um “branco” em seus alunos, dê pistas sobre os fatos que você anotou, mas dê um jeito para que seus alunos se sintam atuantes nesse levantamento que você propôs. Isso é muito importante para fixar a aplicação da lição.

Observação importante: Para realizar as sugestões de dicas deste estudo, é necessário dividir bem o tempo. Como isso nem sempre é possível no decorrer da aula, o ideal é que o (a) professor (a) encontre maneiras de aproveitar melhor tais sugestões. Por exemplo: se não for possível exibir, no momento da aula, o vídeo proposto, este pode ser enviado aos alunos através de uma rede social durante a semana. Use a sua criatividade!

Colaborador (a): Valmir de Oliveira, serve a Deus na IAP em Vila Medeiros, São Paulo – SP.

Editor: Jailton Sousa Silva

Últimas notícias

Downloads

Instale o APP

vin_aplictaivo_250px
Estude as Lições Bíblicas a partir do seu celular. Instale o aplicativo, conheça e divulgue para os seus amigos.

google-play  app-store

logo