Dicas da lição 1 “Unidos pela Cruz”

Atenção, professores! As dicas das Lições Bíblicas são um recurso que visa ajudar sua aula a ser mais dinâmica, interativa e fácil de ser assimilada. Fique à vontade para adaptar elas à sua realidade, bem como, usar a criatividade para fazer suas próprias dicas a cada momento de ensino.

 

Dica um: VÍDEO DE APRESENTAÇÃO

(Ideal para a introdução, p. 7)

 

Sua aula pode começar, caso ainda não tenha mostrado, com o vídeo de apresentação da série de lições para o 3º semestre “Um só povo: estudos sobre a unidade cristã”. O pr. Eleilton Freitas, vice-presidente da Convenção Geral e diretor da Editora Promessa, explica os principais destaques dos ensinamentos do trimestre com esta nova revista.

Veja o vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=1Ton7DmLGhg

Se você não tem Datashow em sala de aula, compartilhe o vídeo com seus alunos via WhatsApp, antes ou no decorrer da aula.

 

Dica dois: IMAGEM SOBRE “MURO DE INIMIZADE”

(Ideal para o item 1 O distanciamento, p. 8)

Para explicar melhor o item 1, utilize a imagem do artista Marcus Nati, da página do Facebook – Brother Bíblia, que ilustra a distância que o gentio tinha da presença de Deus. O artista desenhou e explicou o texto paulino de Ef 2.14, que falava do “muro de separação” entre o átrio dos gentios e o átrio dos judeus. Confira a imagem abaixo e mostre a seus alunos (por Datashow ou WhatsApp):

Link da página no Facebook – Brother Bíblia: (https://www.facebook.com/brotherbibliaarte/photos/a.1461601800823084/2558283167821603)

 

Dica três: DINÂMICA “A CRUZ E A UNIDADE”

(Ideal para o item 2, A aproximação, pp. 8 e 9; e o item 3, O resultado, pp. 9 e 10)

 

O item 2 fala sobre a cruz como fator de unidade para gentios e judeus. Por isso, a dinâmica “a cruz e a unidade” ajuda a entender o que ela significa, e seu impacto na unidade da igreja; já o item 3 mostra os resultados da obra da cruz na vida dos cristãos.

 

COMO FAZER? Faça marcações seguras de distanciamento social no espaço que você está fazendo suas aulas, marcando o chão em forma de cruz. (dimensões: 2m de altura X 1,5m de comprimento)

Escolha 4 alunos que falarão sobre (correspondente as pontas da cruz) fatores que trouxeram os gentios, uniram aos judeus, e assim nasceu a igreja. Esses alunos escolhidos devem comentar sobre os resultados decorrentes do sacrifício do Calvário:

  1. Por meio da cruz nasceu uma NOVA HUMANIDADE (a igreja);
  2. Por meio da cruz há comunhão multicultural (judeus e gentios);
  3. Por meio da cruz recebemos uma nova cidadania;
  4. Por meio da cruz fazemos parte da família de Deus;

 

MORAL DA HISTÓRIA: Ao final da dinâmica, pergunte aos demais alunos o que aprenderam? Qual reflexão lhes veio à mente durante a execução dela? Por fim, diga a seus alunos que a “A Cruz é o ponto de convergência de judeus e gentios. Através dela, temos acesso ao Pai, a mesma herança em Cristo, o mesmo lar e viveremos em novos céus e nova terra.”

 

 

Versão Digital

vin_aplictaivo_250px

ATENÇÃO: A forma de distribuição do conteúdo das Lições Bíblicas em formato digital mudou. Leia o AVISO para mais informações.

logo