Dicas da lição 10 – “O lugar da integridade”

Recurso pré-aula: Para facilitar a familiarização com o estudo, utilize o podcast da lição 10, acessando o link: https://portaliap.org/wp-content/uploads/2019/09/10-O-Lugar-da-Integridade.mp3

Abertura: Antes de iniciar a sua aula, lembre-se que o estudo da Bíblia é uma atividade não apenas intelectual, mas, sobretudo, espiritual. Portanto, convoque a classe a orar em favor do estudo.

Slides da lição: Baixe o slide da lição 10, acessando o link: https://portaliap.org/licoes-biblicas/licao-biblica-329/#divulgacao e utilize-o no desenvolvimento da sua aula.

Estudo em Libras: A Junta de Missões sempre disponibiliza a lição bíblica em libras. Informe seus alunos sobre este importante trabalho. Veja: https://www.youtube.com/channel/UCSajxLcXf10Zmvnz3wv7qag

Dinâmica: “Não furtarás”.

Objetivo: Introduzir o estudo sobre o 8º mandamento “Não Furtarás”, observando a amplitude de seu significado.

Material: 1 folha de papel ofício para cada grupo, contendo uma situação a ser analisada (veja no procedimento).

Procedimento: Ao abordar o item 01: “O conceito de furto”, execute a dinâmica dividindo a turma em até 5 grupos. Entregue para cada grupo, uma 1 folha de papel ofício, contendo uma situação a ser analisada.

Para o grupo 1 – Situação 1: João recebe de troco uma nota falsificada, mas não percebe. Em outra loja, ao pagar um objeto, foi detectado pelo caixa que a cédula era falsa. Ele ficou muito chateado. Ele se desculpa e sai da loja e, depois de várias tentativas, consegue enfim passar a nota falsa em outro estabelecimento sem ser observado.

Para o grupo 2 – Situação 2: Fulano está desempregado e, para manter sua família, está vendendo CDs e DVDs piratas.

Para o grupo 3 – Situação 3: Fulano está vendendo um carro que está com vários problemas, mas ele afirma para um interessado em comprá-lo que o carro está em perfeito estado, pois faz manutenção periódica.

Para o grupo 4 – Situação 4: Fulano não é estudante, porém usa uma carteira de estudante que comprou de um colega.

Para o grupo 5 – Situação 5: Fulano usa um aparelho de celular de excelente qualidade e que custa um bom dinheiro. Porém, ele adquiriu o celular por algumas notas de 10,00 reais e não tem nota fiscal.

Peça para cada grupo analisar a situação observando-a sob o critério da honestidade. Depois, os grupos devem ler a situação para a classe e falar sobre o que analisaram do caso. Em seguida, a partir destas situações e análises dos grupos, reflita com os alunos sobre o que é furtar e a abrangência desse ato.

Dinâmica: Ao iniciar o tópico 4: “O lugar da integridade”, exiba o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=3jyxOcSGz6I, que mostra um rapaz sendo honrado ao devolver uma carteira ao seu verdadeiro dono. Abra espaço para uma discussão sobre o vídeo abordando o tema honestidade nos dias atuais comparando-o ao princípio bíblico.

Direcionamento de Perguntas: No tópico “Aplicando o texto”, divida a classe em dois grupos e peça para um representante de cada grupo responder as perguntas 5 e 6 respectivamente em, no máximo, 3 minutos. Abra espaço para a outra equipe fazer comentários, se for necessário. A atividade deve durar, no máximo, 10 minutos.

Observação importante: Para realizar as sugestões de dicas deste estudo, é necessário dividir bem o tempo. Como isso nem sempre é possível no decorrer da aula, o ideal é que o (a) professor (a) encontre maneiras de aproveitar melhor tais sugestões. Por exemplo: se não for possível exibir, no momento da aula, o vídeo proposto, este pode ser enviado aos alunos através de uma rede social durante a semana. Use a sua criatividade!

Colaborador: Diego da Silva Barros serve a Deus na IAP em Realengo – RJ.

Editor: Jailton Sousa Silva
 

 

Instale o APP

vin_aplictaivo_250px
Estude as Lições Bíblicas a partir do seu celular. Instale o aplicativo, conheça e divulgue para os seus amigos.

google-play  app-store

logo