Dicas da lição 10 – “Paulo, o maior plantador de igrejas”

Recurso pré-aula: Para facilitar a familiarização com o estudo, utilize o podcast da lição 10, acessando o link: https://portaliap.org/wp-content/uploads/2019/06/Licao_10_Paulo.mp3

Abertura: Antes de iniciar a sua aula, lembre-se que o estudo da Bíblia é uma atividade não apenas intelectual, mas, sobretudo, espiritual. Portanto, convoque a classe a orar em favor do estudo.

Slides da lição: Baixe o slide da lição 10, acessando o link: https://portaliap.org/licoes-biblicas/licao-biblica-328/#downloads e utilize-o no desenvolvimento da sua aula.

Estudo em Libras: A Junta de Missões sempre disponibiliza a Lição Bíblica em libras. Informe seus alunos sobre este importante trabalho. Veja: https://www.youtube.com/channel/UCSajxLcXf10Zmvnz3wv7qag

Dinâmica 1: “Saiba o propósito de sua vida”[1]

Objetivo: Levar o grupo a entender que todos nós nascemos com um Propósito.

Desenvolvimento: Prepare alguns objetos do cotidiano (caneta, faca, pinça, cd, fone de ouvido, etc…). Deixe cada um escolher um dos objetos e peça-lhes para que, usando a criatividade, cada um dê pelo menos uma função para aquele objeto, que não seja a função real do mesmo (Ex: usar a pinça para comer arroz). Explique que, embora na vida tenhamos que desempenhar várias funções, fazer muitas coisas, existe um real significado em nossa existência: “Sermos instrumentos da glória de Deus”. E ainda que usemos nossos dons, energia e conhecimento para tantas coisas, como trabalhar, ganhar dinheiro, estudar, etc., nunca seremos completos se não cumprirmos o maior propósito para o qual nascemos: “Responder ao chamado de Deus”. Finalize mostrando que a caneta pode servir para qualquer outro fim, mas só será plena em sua utilidade quando fizer o que foi designada para fazer. Depois, questione: “Você está usando devidamente seus dons para glorificar a Deus?”. Essa dinâmica pode ser aplicada na abordagem da introdução do estudo.

Dinâmica 2: “O que podemos aprender com Paulo?”

Materiais: caneta e papel.

Desenvolvimento: No decorrer da Lição, conforme os tópicos forem sendo apresentados, faça um quadro para ir colocando as características de Paulo de um lado do quadro:

 

(antes da conversão)                                   (depois da conversão)

judeu zeloso, perseguidor implacável      discípulo grato, missionário incansável

 

A partir disso, discuta com os alunos de que forma Deus pode nos transformar quando damos espaço a Ele. Para isto, distribua papel e caneta para os alunos e peça para que eles analisem suas vidas quanto ao chamado de Deus, respondendo a duas perguntas: 1- Como estou?  2- Como Deus quer que eu esteja? Dê um tempo para eles concluírem a atividade. Não é necessário que eles compartilhem na classe, a não ser que alguém o queira. Mas isto fará com que os alunos façam uma autoanálise de suas vidas em relação à vida missional. Peça para que, durante a semana, cada um ore em prol de suas dificuldades sabendo que sem a ajuda do Espírito Santo, ou somente com nossos dons e habilidades naturais, não conseguiremos cumprir nosso chamado.

Vídeo: Após a segunda parte da lição e antes do Desafio Missional, exiba o vídeo do link:  https://youtu.be/gLQiXFbkE_c . Esse vídeo servirá para que os alunos se conscientizem da importância de adotar um estilo de vida missional e se proponham a orar por isso! Desafiemos os nossos alunos a buscar, por meio da oração: consciência, desejo e ação. Que Deus abençoe a sua Igreja nos torne seus canais por meio dos quais vidas possam ser salvas.

Colaboradora: Ana Carolina Rodrigues de Souza, serve a Deus na IAP em Marco, Belém do Pará – PA.

Editor: Jailton Sousa Silva
Observação importante: Para realizar as sugestões de dicas deste estudo, é necessário dividir bem o tempo. Como isso nem sempre é possível no decorrer da aula, o ideal é que o (a) professor (a) encontre maneiras de aproveitar melhor tais sugestões. Por exemplo: se não for possível exibir, no momento da aula, o vídeo proposto, este pode ser enviado aos alunos através de uma rede social durante a semana. Use a sua criatividade!

 

[1] Fonte: http://pastora-com.blogspot.com/2016/05/dinamica-saiba-o-proposito-da-sua-vida.html . Disponível em 29/05/2019.

 

Últimas notícias

Downloads

Instale o APP

vin_aplictaivo_250px
Estude as Lições Bíblicas a partir do seu celular. Instale o aplicativo, conheça e divulgue para os seus amigos.

google-play  app-store

logo