Dicas da lição 11 – “Timóteo, um jovem a serviço do reino”

Recurso pré-aula: Para facilitar a familiarização com o estudo, utilize o podcast da lição 11, acessando o link: https://portaliap.org/wp-content/uploads/2019/06/Licao_11_Timoteo.mp3

Abertura: Antes de iniciar a sua aula, lembre-se que o estudo da Bíblia é uma atividade não apenas intelectual, mas, sobretudo, espiritual. Portanto, convoque a classe a orar em favor do estudo.

Slides da lição: Baixe o slide da lição 11, acessando o link: https://portaliap.org/licoes-biblicas/licao-biblica-328/#downloads e utilize-o no desenvolvimento da sua aula.

Estudo em Libras: A Junta de Missões sempre disponibiliza a Lição Bíblica em libras. Informe seus alunos sobre este importante trabalho. Veja: https://www.youtube.com/channel/UCSajxLcXf10Zmvnz3wv7qag

Dinâmica 1: “Como tenho me esforçado e servido o reino de Deus?”[1]

Materiais: 1 garrafa de água (pode ser de 500 ml), 1 copo descartável simples e 1 Copo de vidro elegante

Desenvolvimento: Essa dinâmica pode ser utilizada para introdução do estudo, como auxílio para a questão nº 5 ou como base para toda a parte II “Ensinos para praticar”. Pois bem, com a garrafa de água em suas mãos diga aos seus alunos “hoje eu quero servir vocês, eu trouxe água e vou servir vocês”, escolha um aluno e diga “abra a boca e erga a cabeça” e derrame água da garrafa em sua boca (como se diz em alguns lugares do Brasil, beber água no gargalo), escolha outro aluno e sirva a água em um copo descartável, escolha outro aluno e sirva a água em um elegante copo de vidro. Em seguida, explique: “Notem que eu servi a mesma agua a estas três pessoas; não existiu diferença alguma no líquido,  mas na forma como o mesmo foi servido: em um eu derramei a água na boca (nada educado da minha parte), ao outro eu servi em um copo descartável, que mostra de certa forma, minha indiferença, mas à terceira pessoa eu servi em um bonito copo de vidro, que demonstra meu esforço e dedicação ao servi-la. A água é a mesma, mas a forma como eu servi é diferente”. Em seguida, questione a classe: “De que forma você tem servido às pessoas? De que forma você tem servido ao Reino de Deus? De que forma você tem servido à Deus? Como as pessoas que eu sirvo, que fazem parte do reino de Deus, tem se sentido? A forma como eu sirvo tem mostrado e demonstrado o amor de Deus pelas pessoas?”.

Dinâmica 2: “Engajado na Missão”[2]

Material: Prepare com antecedência papeis pequenos e canetas (pegue uma folha sulfite e corte em oito partes iguais, de forma que fiquem pequenos papéis). Conforme os alunos forem chegando o assistente ou recepcionista entrega e diz que será utilizado durante o estudo.

Desenvolvimento: Essa dinâmica pode ser aplicada na finalização do estudo ou no auxílio da questão 6. Começando, diga aos alunos: “todos vocês receberam um papel e uma caneta, agora quero o máximo de atenção e silêncio, você vai orar à Deus em seu pensamento e pedir para ele te dar uma palavra de ânimo e encorajamento e você vai escrever neste papel o que Deus falar ao seu coração, pode ser um versículo ou uma frase de encorajamento, exemplo: ‘Não temas pois Eu sou contigo!’, ‘O Senhor é teu pastor e nada te faltará’, ‘Deus te escolheu’, ‘Servo justo e fiel’ e etc…” Após todos escreverem, recolha os papéis, misture-os rapidamente e redistribua-os. Explique que, por meio dessa redistribuição, cada aluno estará sendo usado por Deus para encorajar a vida do outro. Em seguida, comente sobre a importância de se praticar o encorajamento.

Observação importante: Para realizar as sugestões de dicas deste estudo, é necessário dividir bem o tempo. Como isso nem sempre é possível no decorrer da aula, o ideal é que o (a) professor (a) encontre maneiras de aproveitar melhor tais sugestões. Por exemplo: se não for possível exibir, no momento da aula, o vídeo proposto, este pode ser enviado aos alunos através de uma rede social durante a semana. Use a sua criatividade!

Colaboradora: Daysa Hilário Pereira, serve a Deus na IAP em Perus, São Paulo – SP.

Editor: Jailton Sousa Silva

[1] Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=CuawzikLYt4  Acessado em 27/06/2019.

[2] Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=ITUEJQ4DWtY  Acessado em 27/06/2019.

Instale o APP

vin_aplictaivo_250px
Estude as Lições Bíblicas a partir do seu celular. Instale o aplicativo, conheça e divulgue para os seus amigos.

google-play  app-store

logo