Dicas da lição 11 – “Um governante cruel”

Recurso pré-aula: Para facilitar a familiarização com o estudo, utilize o podcast da lição 11, acessando o link https://portaliap.org/wp-content/uploads/2019/04/LB327_11.mp3

Abertura: Antes de iniciar a sua aula, lembre-se que o estudo da Bíblia é uma atividade não apenas intelectual, mas, sobretudo, espiritual. Portanto, convoque a classe a orar em favor do estudo.

Slides da lição: Baixe o slide da lição 11, acessando o link: https://portaliap.org/licoes-biblicas/licao-biblica-327/#downloads e utilize-o no desenvolvimento da sua aula.

Diagrama: Durante a exposição do item 1, utilize o diagrama abaixo, intitulado “Antecessores do governante perverso”, para facilitar o entendimento dos estudantes sobre estes fatos históricos. Ajude-os a perceber que os conflitos e inúmeras sucessões sinalizam a transitoriedade dos governos humanos e que mesmo o governante cruel tem data de validade. Esse diagrama pode ser projetado num Datashow ou impresso em folha A4 e distribuído em classe.

Dinâmica: Durante a pergunta 6, após a discussão da segunda aplicação “Em meio à tribulação, mantenha a esperança”, faça uma ilustração com a classe. Coloque em fileira, em pé, peças de dominó ou outros objetos pequenos de formato semelhante. Ao final da fileira, coloque um objeto maior e mais pesado. Em momento adequado, com um toque, faça cair a primeira peça. Naturalmente, todas as demais cairão, uma após outra. Entretanto, o “efeito dominó” será interrompido na última peça, a maior e mais pesada não poderá ser derrubada pelo peso das anteriores. Desse modo, ensine aos alunos que, assim como os antecessores do governante cruel, muitos se levantam e caem. Mas nos tempos do fim, haverá um governo que não poderá cair pela força humana (O Anticristo, representando pela peça maior). Todos os demais estarão prostrados diante dele. Nesse momento, com um simples toque do seu dedo, derrube a peça maior e mostre a classe que o “dedo” de Deus governa a história e ele vencerá o Anticristo e todos os inimigos do povo de Deus.

Observação importante: Para realizar as sugestões de dicas deste estudo, é necessário dividir bem o tempo. Como isso nem sempre é possível no decorrer da aula, o ideal é que o (a) professor (a) encontre maneiras de aproveitar melhor tais sugestões. Por exemplo: se não for possível exibir, no momento da aula, o vídeo proposto, este pode ser enviado aos alunos através de uma rede social durante a semana. Use a sua criatividade!

Colaborador (a): Silvio Gonçalves serve a Deus na IAP em Paranavaí – PR.

Editor: Jailton Sousa Silva
 

 

 

Últimas notícias

Downloads

Instale o APP

vin_aplictaivo_250px
Estude as Lições Bíblicas a partir do seu celular. Instale o aplicativo, conheça e divulgue para os seus amigos.

google-play  app-store

logo