Dicas da Lição 12 “Soberania de Deus ou livre-arbítrio?”

As dicas da lição de hoje oferecem aos professores e professoras da Escola Bíblica uma “Tempestade de ideias”, um vídeo e uma dinâmica. O objetivo é ajudar na melhor explicação do conteúdo do estudo de hoje.

Dica 1 | Tempestade de ideias
Utilize um quadro branco, ou anote as palavras que seus alunos (as) irão dizer, sobre como conceituam “soberania de Deus e liberdade humana”. Reúna as melhores respostas durante a aula e, após explicar os itens 1 e 2, mostre o resultado para classe. Faça apontanentos sobre o que disseram.

Dica dois | Vídeo sobre a responsabilidade humana

Mostre a sua classe o vídeo que trata sobre liberdade humana, as escolhas das pessoas e sua relação com Deus. O vídeo do teólogo Carlos Augusto Vailatti ajuda a entender, principalmente, o tópico 2 da lição, que fala sobre livre-arbítrio. Veja aqui: https://youtu.be/XmEyRg592oc. Compartilhe com sua classe.

Dica três | Dinâmica das placas
Utilize duas imagens de placas de trânsito, para elucidar o ensino do item 3, que trata do processo de salvação.

A Placa 1 é “Pare”, para mostrar que o Espírito, por meio da pregação e da palavra, mostra ao pecador os seus erros e os convida a reflexão. A segunda é “Siga”, enfatizando que o envangelho mostra a alternativa de vida ao pecador. O caminho correto. Mas, a decisão é dele em seguir ou não.

Conclusão: Deus, por meio do Evangelho oferece seu amor e graça, para que o pecador mude de rota, mas cabe a pessoa essa decisão.

Versão Digital

vin_aplictaivo_250px

ATENÇÃO: A forma de distribuição do conteúdo das Lições Bíblicas em formato digital mudou. Leia o AVISO para mais informações.

logo