Dicas da lição 2 “Os desafios da cidade”

Dica Um | Dinâmica Emojis urbanos

Para introduzir o assunto, os desafios da cidade, sugerimos a dinâmica dos “emojis urbanos”. A lição traz os dilemas vividos neste ambiente, como: estresse, solidão, desamparo, medo, dúvidas e tantos outros sofrimentos. A ideia é mostrar o diagnóstico presente na cidade e o remédio, Jesus Cristo, por meio do Espírito e da igreja.

Materiais para dinâmica

Passo 1: Em tamanho grande, para serem usados como máscaras, imprima os seguintes emojis que representarão os dilemas urbanos, e recorte-os de acordo com seu formato:

Passo 2: Após a impressão e recorte, cole os emojis em hastes de sua preferência (palitos para churrasco é uma opção boa e barata); sempre atrás dos emojis problemáticos (medo, tristeza, dúvida, doenças, ansiedade, raiva/estresse, ansiedade) cole o emoji “Jesus faz feliz”, pois elas serão usadas em todos os momentos da atividade.

 

Realizando a dinâmica

Com os materiais em mãos, escolha os alunos que participarão da “brincadeira com fundo de verdade”. Serão 8 ao todo, ou menos se for necessário, mais um, representando Jesus.

Distribuas as máscaras, pedindo o devido distanciamento. À medida que for falando dos problemas e desafios encontrados na cidade, na Introdução da lição, no item 1 e/ou item 2 da parte explicativa (É tempo de refletir), peça a entrada com a máscara de cada dilema.

Após a entrada de todos, peça que entre o aluno com o emoji escrito “Jesus” e se aproxime de qualquer um deles dizendo, “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso” (Mt 11:28 NVI). Nesse momento, o emoji problemático muda para emijo “Jesus faz feliz”.

Na continuidade, o condutor da dinâmica deve dizer que Jesus por meio do Espírito Santo usando a igreja, vai levando a mensagem que traz mudança para as vidas pessoas, então, o emoji transformado, deve sair e estender sua máscara aos outros, citando o texto bíblico de Mt 11:28, e sucessivamente cada um vai virando para o emoji “Jesus faz feliz”, e segue fazendo o mesmo, até a transformação de todos.

Ao final, o condutor da dinâmica dirá que é isso que Jesus faz por meio de uma igreja cheia do Espírito e que leva o Evangelho aos cansados da cidade.

 

DICA DOIS | PONTOS-CHAVE DA LIÇÃO 2

Introdução: Olhar ao redor a cidade.

  1. O diagnóstico da cidade: Definir os termos bíblicos “cansados e sobrecarregados” e a ajuda de Jesus a eles. Dê uma conferida no artigo que trata sobre o impacto da qualidade de vida, de quem vive nas cidades: https://saude.abril.com.br/bem-estar/como-as-grandes-cidades-afetam-a-qualidade-de-vida/#:~:text=Os%20problemas%20nas%20grandes%20metr%C3%B3poles,vida%20sem%20que%20voc%C3%AA%20perceba;
  2. O remédio para a cidade: Defina o que é o jugo dos escribas e fariseus e o de Jesus, e como ele traz alívio para as pessoas, a lição apresenta 4 formas da ação dele sobre as pessoas que o conhecem e creem no seu nome.

 

DICAS TRÊS | Um convite de Jesus

Mostre a sua classe o vídeo do pr. Hernandes Dias Lopes que trata sobre o alívio que Jesus pode dar para aos oprimidos e sobrecarregados. Peça que pensem em quem precisa receber esse vídeo, principalmente pessoas não cristãs e crentes afastados. Dê isso como um desafio ao fim da aula: https://youtu.be/DhGRQ1CmdCw.

 

epic_module_block_1-3
epic_module_block_21-2
epic_module_element_header-3

Versão Digital

vin_aplictaivo_250px

ATENÇÃO: A forma de distribuição do conteúdo das Lições Bíblicas em formato digital mudou. Leia o AVISO para mais informações.

logo