Dicas da lição 3 “CRESÇAMOS EM TUDO!”

Dica um: DINÂMICA DAS ROUPAS

(Ideal para a Introdução)

Para ajudar a dinamizar o ensino de sua aula, aplique a dinâmica das roupas em sala. Escolha previamente um aluno ou aluna para protagonizar o momento, cuja finalidade é explicar, que para haver crescimento, é necessário passar por um processo de transformação do Espírito e evidenciar na vida cristã, que a pessoa cresceu, deixando para trás a fase de criança e se comportando como adulto espiritual.

 

COMO FAZER? Leve as roupas para o local do estudo, de idades discrepantes, para uma pessoa previamente escolhida vestir. As roupas devem ser de criança e/ou pré-adolescente, e roupas de adultos, da idade do aluno ou aluna. Num primeiro momento, a pessoa deverá ir a um local adequado e tentar vestir alguma peça do vestuário infantil e retornar a sala, para falar se deu; depois, deve pegar as roupas adequadas, ir a outro local para trocar, e voltar falando que agora deu certo.

            MORAL DA HISTÓRIA: Ao tentar vestir as roupas que não são de sua idade, o aluno ou aluna irão ver, que não é possível ou adequado; já quando vestirem as roupas de sua idade notará que ao ir mudar de roupa, os alunos conseguiram. A ideia é explicar que para que cresçamos em unidade, é preciso deixar as “roupas” da infância espiritual (as birras, o egoísmo e etc.) e vestir as roupas da “maturidade espiritual” (pensar mais no outro, servir o outro e etc.). Termine perguntando se sua classe tem aberto mão de um, para viver a outra.

 

Dica dois: DINÂMCIA “DONS E BOMBONS”

(Ideal para o item 1)

 

O item 1 “As ferramentas” (p. 25) fala sobre os dons espirituais utilizados por Deus para o crescimento da igreja. Eles são dados pela graça, e devem ser usados para glória de Deus, em benefício do corpo.

COMO FAZER? Adquira uma caixa de bombons e escolha alguns dons espirituais bíblicos. Para facilitar, veja o estudo sobre o assunto em “O Doutrinal”, pp. 107-124. Escreva ou imprima em pequenos pedaços de papel o nome dos dons, coloque cada um em um saquinho e cole o nome por for. Na hora da aula distribua aos alunos, que deverão pegá-lo cada um o seu, na caixa deles em cima da mesa, para que se evite passar de mão em mão.

MORAL DA HISTÓRIA? Explique que os dons são presentes do Espírito, e são ferramentas para o crescimento do corpo de Cristo, por isso, peça que cada um leve seu bombom, desinfete-o, e presenteie alguém que não foi a EB em sua casa, e que fale a pessoa de Jesus da importância dela para a igreja. Mostre que a finalidade deles visa o bem comum.

 

Dicas três: Mapa Mental “crescimento em unidade”

(Ideal para os itens 2 e 3)

 

O item 2 “O processo” (pp. 25-26) explica sobre o crescimento de se viver em unidade. Já o item 3 “As evidências” (pp. 26-27) fala sobre os resultados de se aplicar os valores de comunhão ensinados pela lição. Utilize então, o infográfico abaixo, para ajudar na fixação, explicação e entendimento do conteúdo.

Versão Digital

vin_aplictaivo_250px

ATENÇÃO: A forma de distribuição do conteúdo das Lições Bíblicas em formato digital mudou. Leia o AVISO para mais informações.

logo