Dicas da Lição 6 – “Amor que restaura amizades”

Amor que restaura amizades

 

Dicas

 

Comentários Adicionais

  1. Reconciliação:
    “A palavra grega Katallassein, ‘reconciliação’, tem um rico significado. O verbo allasein era utilizado para expressar a mudança da forma, da cor e da aparência. A palavra Katallassein é usada no Novo Testamento especialmente para descrever o restabelecimento das relações entre o homem e Deus.” (LOPES, Hernandes Dias. 2Coríntios: o triunfo de um homem de Deus diante das dificuldades. São Paulo: Hagnos, 2008, p.136).
  2. Fazendo as pazes:
    “A reconciliação remove a inimizade que se coloca entre Deus e sua humanidade por causa do pecado e a substitui pela paz (Rm 5.10-12; Ef 2.13-15). É o aspecto mais importante da redenção de Deus: remove a alienação, nos restaura o favor de Deus, e nos leva à sua presença (Ef 2.16-19). (ARRINGTON, French L. & STRONSTAD, Roger. Comentário Bíblico Pentecostal: Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, p.1096).
  3. Parceria divina:
    “Paulo deixa claro que longe de ser uma parte passiva nesta transação, o próprio Deus é o autor e o iniciador da reconciliação. Foi Ele que nos reconciliou consigo mesmo através da instrumentalidade pessoal de seu Filho. A unidade do propósito divino entre Pai e o Filho é tal que Paulo pode dizer, ‘Deus estava em Cristo reconciliando o mundo’ (…). Isto é, Cristo estava unido a Deus, o Pai, nesta obra divina de reconciliação.” (Idem).
  4. Na conta de Cristo:
    “‘Ele não imputou aos homens as suas transgressões’ ([2Co] 5.19). Essa figura é bancária. Deus não fez o lançamento da nossa dívida em nossa conta. Ele não puniu o nosso pecado em nós. Deus não é o calculador do pecado, mas o libertador do pecado. Agora, se Deus não inocenta o culpado (Ex 34.7), de quem, então, Deus cobrará esta conta? [De Cristo]”. (LOPES, Hernandes Dias. 2Coríntios: o triunfo de um homem de Deus diante das dificuldades. São Paulo: Hagnos, 2008, p.142).
  5. Receba!:
    “Charles Hodge alerta para o fato de que a palavra Katallassein, ‘reconciliação’, aqui, está na voz passiva. O homem não tem poder de por si mesmo reconciliar-se com Deus. O homem só pode receber a reconciliação providenciada por Deus. A reconciliação é efetuada pela morte de Cristo.” (Ibidem, p.146).

Últimas notícias

Downloads

Instale o APP

vin_aplictaivo_250px
Estude as Lições Bíblicas a partir do seu celular. Instale o aplicativo, conheça e divulgue para os seus amigos.

google-play  app-store

logo