Dicas da Lição 7 – “O princípio da honra”

Recurso pré-aula: Para facilitar a familiarização com o estudo, utilize o podcast da lição 07, acessando o link: https://portaliap.org/wp-content/uploads/2019/09/07-O-Principio-da-Honra.mp3

Abertura: Antes de iniciar a sua aula, lembre-se que o estudo da Bíblia é uma atividade não apenas intelectual, mas, sobretudo, espiritual. Portanto, convoque a classe a orar em favor do estudo.

Slides da lição: Baixe o slide da lição 07, acessando o link:  https://portaliap.org/licoes-biblicas/licao-biblica-329/#divulgacao e utilize-o no desenvolvimento da sua aula.

Estudo em Libras: A Junta de Missões sempre disponibiliza a lição bíblica em libras. Informe seus alunos sobre este importante trabalho. Veja: https://www.youtube.com/channel/UCSajxLcXf10Zmvnz3wv7qag

Incentivo: Na semana anterior ao estudo, entre em contato com cada aluno para incentivá-los a convidar os seus pais, filhos ou irmãos a participarem da escola bíblica, a fim de que possam aprender ou relembrar, nesse momento em família, o quanto é importante e necessária a observância do mandamento de honrar pai e mãe.

Experiências: A estudar o item 03: “A promessa de Deus”, convide dois alunos para compartilhar duas experiências marcantes que viveram. A primeira delas se refere a uma situação em que, mesmo sendo tentado a fazer o contrário, optou por honrar aos pais. A segunda experiência diz respeito a uma situação em que desobedeceram ao mandamento. O objetivo é abordar sobre as consequências dessas atitudes, mostrando que a palavra e a promessa de Deus se cumprem em nossos dias.

Vídeo: Ao concluir o estudo do item 03, mostre o vídeo (Honra aos Pais) onde aborda o exemplo de um filho arrependido, que aprendeu a obedecer e honrar os pais. Eis o link: https://www.youtube.com/watch?v=clzSiTAskOI

Momento de oração: No final do estudo, convide os pais a orarem pelos seus filhos e, em seguida, os filhos a orarem por seus pais. Lembre-lhes que o quinto mandamento é o primeiro com promessa, envolve a família, o amor ao próximo,  e nos ensina que devemos cuidar, amar e orar por nossos filhos, e pais, enfim, por nossa família.

Observação importante: Para realizar as sugestões de dicas deste estudo, é necessário dividir bem o tempo. Como isso nem sempre é possível no decorrer da aula, o ideal é que o (a) professor (a) encontre maneiras de aproveitar melhor tais sugestões. Por exemplo: se não for possível exibir, no momento da aula, o vídeo proposto, este pode ser enviado aos alunos através de uma rede social durante a semana. Use a sua criatividade!

Colaborador: Tiago Garcia Moreira serve a Deus na IAP em Perus, São Paulo – SP.

Editor: Jailton Sousa Silva

Versão Digital

vin_aplictaivo_250px

ATENÇÃO: A forma de distribuição do conteúdo das Lições Bíblicas em formato digital mudou. Leia o AVISO para mais informações.

logo