Dicas da lição 8 “A FÉ E A CIÊNCIA SÃO INIMIGAS?”

Nas dicas para professores da escola bíblica, sobre a lição 8 desta semana, confira um vídeo, uma dinâmica e uma atividade de pesquisa que irão ajudar a tornar seu ensino mais dinâmico. Confira:

 

Dica 1 | Vídeo “A Bíblia é um livro de ciência?”

O vídeo que sugerimos, explica pontos interessantes que fazem ciência e fé se tocarem. Ele traz citações interessantes de importantes pensadores, e também, a explicação de visões que, ou valorizam demais ou menosprezam, a relação entre ciência e escrituras. Veja o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=JMNkJdXdNyI.

(sugestão para ajudar na explicação do item 1 “O aparente conflito”)

Dica 2 | Dinâmica “Análise de ideias”

Para dinamizar o item dois, “O real conflito”, prepare uma mesa com dois potes transparentes, escritos em cada um, “Naturalismo/Cientificismo” e “Fé Cristã”. Em papéis cortados, em forma retangular, escreva as principais características das duas visões de mundo.

 

Naturalismo/ Cientificismo: Posição filosófica; Nada existe além da natureza; Negação do sobrenatural; Ciência, única verdade; Racionalidade só na ciência; Fora da Ciência só subjetividade.

Fé Cristã: Respostas às grandes questões da vida; Acima do mundo natural; Sobrenatural.

À medida que for tirando os papeis dos potes, abra-os e explique a seus alunos as frases. Peça a opinião deles, e o que sabem sobre o assunto. Assim a aula será mais interativa.

                                

Dica 3 | Pesquisa on-line

Distribua entre seus alunos, o nome de alguns dos cientistas citados na lição (Item aplicativo 1, pp. 76-77), que são/foram cristãos e cientistas: “Cientistas do passado − como Galileu (1564-1642), Kepler (1571-1630), Newton (1642-1727), Pasteur (1822-1895) − e do presente − como Bill Philips, ganhador do prêmio Nobel de Física, em 1997, e o renomado  Francis Collins, atual diretor do Projeto Genoma Humano.” (Lição 8, pp. 76).

A ideia é mostrar como eles deram sua contribuição na ciência sem abrir mão de sua fé em Deus. Peça que seus alunos tragam de casa um resumo da vida deles. Pode ser em imagens, vídeos (pequenos) e notícias para apresentar à classe, na aula de sábado.

Versão Digital

vin_aplictaivo_250px

ATENÇÃO: A forma de distribuição do conteúdo das Lições Bíblicas em formato digital mudou. Leia o AVISO para mais informações.

logo