Dicas da lição 8 – “O valor de uma vida”

Recurso pré-aula: Para facilitar a familiarização com o estudo, utilize o podcast da lição 08, acessando o link: https://portaliap.org/wp-content/uploads/2019/09/08-O-Valor-de-Uma-Vida.mp3

Abertura: Antes de iniciar a sua aula, lembre-se que o estudo da Bíblia é uma atividade não apenas intelectual, mas, sobretudo, espiritual. Portanto, convoque a classe a orar em favor do estudo.

Slides da lição: Baixe o slide da lição 08, acessando o link: https://portaliap.org/licoes-biblicas/licao-biblica-329/#divulgacao e utilize-o no desenvolvimento da sua aula.

Estudo em Libras: A Junta de Missões sempre disponibiliza a lição bíblica em libras. Informe seus alunos sobre este importante trabalho. Veja: https://www.youtube.com/channel/UCSajxLcXf10Zmvnz3wv7qag

 

Dinâmica: (pode ser feita no momento da introdução)

Materiais: balões (bexigas), 1 para cada aluno e, palitos de dente para o professor.

Entregue um balão para cada aluno. Leia Gn 2:7 “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente”. Peça para os alunos soprarem os balões (assim como Deus soprou o fôlego de vida) e, depois, os alunos devem dar um nó para o ar não escapar. Peça-lhes que fiquem com os balões e cuidem deles durante a aula. Na medida em que as perguntas 3 e 4 forem abordadas, peça aos alunos (um por vez) que citem formas de tirar a vida de alguém. Conforme eles forem falando, o professor deverá, com o palito de dente, estourar o balão do respectivo aluno.

 

Comente que essas formas mencionadas por cada aluno, podem ser consideradas armas para tirar a vida das pessoas. Logo, nós não devemos utiliza-las, pois foi Deus quem nos deu a vida e, somente Ele, tem autoridade para tirá-la. Encerre a dinâmica citando 1 Samuel 2:6: “O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela”.

 

Observação: Exemplos de formas de tirar a vida de alguém: aborto, assassinato, pena de morte, homicídio, eutanásia, suicídio, palavras ferinas, atitudes hostis.

 

Observação importante: Para realizar as sugestões de dicas deste estudo, é necessário dividir bem o tempo. Como isso nem sempre é possível no decorrer da aula, o ideal é que o (a) professor (a) encontre maneiras de aproveitar melhor tais sugestões. Por exemplo: se não for possível exibir, no momento da aula, o vídeo proposto, este pode ser enviado aos alunos através de uma rede social durante a semana. Use a sua criatividade!

Colaboradora:  Débora Hilário Pereira serve a Deus na IAP em Osasco – SP.

Editor: Jailton Sousa Silva

Instale o APP

vin_aplictaivo_250px
Estude as Lições Bíblicas a partir do seu celular. Instale o aplicativo, conheça e divulgue para os seus amigos.

google-play  app-store

logo