Dicas da Lição 8 “Unidade a qualquer preço?”

Dica um: Conhecendo os credos

(Ideal para item 1)

            O item um da lição fala sobre a importância da verdade bíblica como base da unidade cristã. Para este momento se sugere alguns recursos de ensino.

Bíblia: Enfatize a sua classe que é a Bíblia que nos une. Ela é a base da igreja, sua natureza; ela é a sustentação da igreja, por isso esta a defende. Incentive sua leitura, prática e o compartilhamento.

 

Credos: na História, os cristãos desenvolveram os chamados “credos”. Expressão latina, que basicamente significa “eu creio”. Abaixo, apresentamos dois importantes credos universais da igreja cristã: o Apostólico e o de Nicéia. E o credo promessista. Eles sintetizam a fé bíblica da Igreja, de um modo geral, e dos promessistas, de modo particular. É uma maneira básica de se conhecer a fé que professamos.

Leia os credos com seus alunos e mostre que são essas crenças que une os cristãos, de um modo geral, e especificamente, os cristãos promessistas. A unidade da igreja deve girar em torno disto. Enfatize que eles apontam acima de tudo para a Bíblia, Palavra de Deus.

Você pode imprimir as imagens ou mandar via WhatsApp.

 

 

Dica dois: Dinâmica das questões

(ideal para os itens aplicativos, p. 70)

 

O QUE FAZER? Leve para sua aula duas caixas onde você possa depositar papeis escrito neles, questões periféricas e questões relacionadas com as verdades essenciais da fé cristã. No quadro abaixo entenda quais são, de acordo com a lição 8:


COMO FAZER?
Corte a imagem ao meio, e deposite-a cada uma na caixa especifica. Você pode pegar as doutrinas e os costumes em separado, cortar e ir retirando uma a uma. Não identifique as caixas externamente. Na hora das aplicações, retire,  leia o que está escrito e pergunte: são questões periféricas ou essenciais para fé? Deixe que eles identifiquem quais são.

 

MORAL DA HISTÓRIA: Diga-lhes sobre a importância de discernir o que é essencial do que não é.

 

Dicas três: Reconhecendo seitas

Para ajudar a detectar o que são seitas, compartilhe com sua classe a seguinte publicação: https://voltemosaoevangelho.com/blog/2018/01/como-reconhecer-uma-seita/. Nela o autor, pr. Augustus Nicodemus, elenca 5 características de seitas. O artigo é mais uma forma de auxiliar no aprofundamento de seus alunos no estudo da semana. Se desejar, separe parte da aula para isso.

Versão Digital

vin_aplictaivo_250px

ATENÇÃO: A forma de distribuição do conteúdo das Lições Bíblicas em formato digital mudou. Leia o AVISO para mais informações.

logo