Dicas da lição 9 – A aliança inviolável

Recurso pré-aula: Para facilitar a familiarização com o estudo, utilize o podcast da lição 09, acessando o link: https://portaliap.org/wp-content/uploads/2019/09/09-A-Alianca-Inviolavel.mp3

Abertura: Antes de iniciar a sua aula, lembre-se que o estudo da Bíblia é uma atividade não apenas intelectual, mas, sobretudo, espiritual. Portanto, convoque a classe a orar em favor do estudo.

Slides da lição: Baixe o slide da lição 09, acessando o link: https://portaliap.org/licoes-biblicas/licao-biblica-329/#divulgacao e utilize-o no desenvolvimento da sua aula.

Estudo em Libras: A Junta de Missões sempre disponibiliza a lição bíblica em libras. Informe seus alunos sobre este importante trabalho. Veja: https://www.youtube.com/channel/UCSajxLcXf10Zmvnz3wv7qag

Dinâmica 1: “A nota de R$ 100,00”.

Faça uma busca na internet e imprima a imagem de uma nota de cem reais em um papel qualquer. Se possível, imprima em modo colorido. Você também pode utilizar uma nota de brincadeira, utilizada em jogos de mesa, como Banco Imobiliário. No início da aula, anuncie à classe que premiará o melhor aluno do dia com cem reais. Ao fim do estudo, pergunte à turma quem gostaria de receber o dinheiro. Escolha um dos alunos, e chame-o para receber o prêmio. Ao recebê-lo, qualquer um perceberá facilmente não se tratar de uma nota verdadeira, mas falsa. A partir daí, demonstre a classe que o adultério também é uma falsificação e ensine que, assim como uma nota falsa, o adultério:

– Parece que vai enriquecer sua vida, mas a empobrece.

– Parece que vai proporcionar prazer, mas revela-se um desgosto.

– Parece ser uma grande oportunidade, mas é um grande engano.

Dinâmica 2: “O anel de ouro”:

Durante as discussões do item 01: “A importância do casamento”, mostre uma aliança à classe e explique que, na verdade, ela é apenas um anel que simboliza a aliança feita entre o casal, um compromisso de fidelidade e amor. Portanto, o uso deste anel sinaliza que uma aliança foi feita com a outra pessoa perante Deus. Além disso, reflita sobre o que ela ensina sobre a importância do casamento:

– ela é feita de ouro, mostrando que o casamento é precioso.

– ela não possui emendas, que sinaliza a integridade da união conjugal.

– ela é resistente, indicando que o casamento é um compromisso sólido.

Dinâmica 3: “Copo de leite”.

Faça esta dinâmica durante a discussão do item 02: “A definição do adultério”. O objetivo dela é mostrar que o adultério macula a pureza do casamento. Apresente aos estudantes um copo com leite até a sua metade. Explique que ele simboliza o casamento e sua pureza. Acrescente um pouco de água, mas não encha o copo. Pergunte aos alunos se eles percebem alguma diferença visível. Naturalmente, eles dirão que não há. Explique que o adultério por pensamento pode não mostrar-se perceptível de imediato, mas é o suficiente para fragilizar a qualidade do casamento. Acrescente, gradualmente, mais e mais água, até que o leite fique visivelmente pálido. Demonstre que, assim como a água, os pecados por pensamentos podem parecer inofensivos, mas, à medida que crescem, vão enfraquecendo mais e mais o matrimônio, o que faz perder sua originalidade, sabor e beleza.

Observação importante: Para realizar as sugestões de dicas deste estudo, é necessário dividir bem o tempo. Como isso nem sempre é possível no decorrer da aula, o ideal é que o (a) professor (a) encontre maneiras de aproveitar melhor tais sugestões. Por exemplo: se não for possível exibir, no momento da aula, o vídeo proposto, este pode ser enviado aos alunos através de uma rede social durante a semana. Use a sua criatividade!

Colaborador: Silvio Gonçalves serve a Deus na IAP em Paranavaí – PR.

Editor: Jailton Sousa Silva
 

 

Versão Digital

vin_aplictaivo_250px

ATENÇÃO: A forma de distribuição do conteúdo das Lições Bíblicas em formato digital mudou. Leia o AVISO para mais informações.

logo