A distância faz aumentar a saudade! #teamo

“Saudade é um pouco como fome, só passa quando se come presença”.  Amo esta frase da Clarice Lispector porque define muito bem o que a maioria de nós tem sentido nestes últimos tempos.

Quando paro para pensar no que sinto saudade, penso nos meus pais, nos pequenos prazeres da vida, me recordo de viagens, lembro dos meus filhos ainda menores. A privação do contato físico com quem amamos nos remete a trazer à memória lembranças de tempos bons e momentos que enchem o nosso coração de afeto e alegria.

É bem verdade que este período de isolamento social também gera o contato constante com aqueles que fazem parte do nosso núcleo familiar e que dividem a casa com a gente. Esses dias eu ouvi de um cliente que assim que a pandemia passar, ele e a esposa já combinaram de viajar por pelo menos 15 dias. Cada um para um lado! Em um primeiro momento parece engraçado, mas reflete a realidade de muitos lares em que casais vivem juntos, mas estão desconectados há muito tempo. É como se o amor tivesse morrido.

Isso me faz lembrar que no dia da ressurreição de Jesus os discípulos estavam no caminho de Emaús (um povoado a 11km a oeste de Jerusalém) desolados e tristes,  porque haviam perdido seu amigo e líder,  e ainda duvidavam que Ele havia vencido a morte e ressuscitado. Enquanto caminhavam, Jesus aparece mas eles não O reconhecem. Aquela situação mexera tanto com eles, que mal reconheceram a voz do seu companheiro. Jesus caminha ao lado deles, explica o evangelho e aceita o convite para jantar. Só neste momento caem em si e percebem que é Jesus ali!
O texto diz que os discípulos ficaram com os corações aquecidos com a presença de Jesus mas, confusos e abalados, demoraram a perceber.

Queria  convidar você  a também perceber que o amor está aí mesmo dentro de sua casa. Em meio a tanta saudade é preciso viver a presença de quem está perto e reacender o amor.

Não remoa o tempo em que havia mais carinho e o amor parecia ser maior. Saudade só passa quando há presença. Alimente seu relacionamento estando presente, fazendo valer o hoje e convide o próprio Amor, Jesus, para ser o centro do relacionamento de vocês.

 

Escrito por Ana Paula Mendes, esposa do Junior Mendes, mãe do Rafael e João. É consultora de Recursos Humanos e congrega no Movimento Radiação, projeto de missão urbana da Igreja Adventista da Promessa em Campinas, SP.

 

 

Versão Digital

vin_aplictaivo_250px

ATENÇÃO: A forma de distribuição do conteúdo das Lições Bíblicas em formato digital mudou. Leia o AVISO para mais informações.

logo