A missão de ensinar para transformar

É certo que os tempos mudaram, e com isso as necessidades educacionais também. As metodologias e ferramentas utilizadas anteriormente necessitaram de um novo olhar. Os professores se reinventaram rapidamente, aprenderam novas habilidades, aliaram-se às tecnologias, trouxeram a sala de aula para dentro de casa e enfrentaram todos os desafios para cumprir uma missão: ENSINAR.

Porém ensinar é muito mais do que transmitir conhecimentos e o professor comprometido com a educação compreende que ensina para transformar vidas. Para isso precisa manter o amor pelo ensino e por seus alunos, criando vínculos afetivos, conhecendo as adversidades que enfrentam, o contexto social em que vivem e demonstrando interesse em seus questionamentos.

Quando compreendemos que somos salvos pela graça e que nossa missão é ensinar aos outros tudo o que Jesus nos ordenou (Mateus 28:20), somos tomados por um sentimento de gratidão e pela vontade de servir a Deus com o nosso trabalho, nos âmbitos sociais em que estamos inseridos. O professor tem a oportunidade diária de impactar vidas por meio de suas palavras, atitudes, por sua dedicação ao próximo e pela busca da excelência em suas aulas. Assim podemos ser uma igreja presente entre as pessoas, atuando de maneira relacional e intencional, apresentando Jesus a partir de atitudes diárias que demonstram o Amor de Deus com paciência, bondade, igualdade e justiça.

Desse modo, professor, não deixe que as dificuldades do cotidiano lhe impeçam de continuar transformando vidas por meio da educação. Procure ser missional, interessado(a) em se relacionar com a sociedade em que está, ao passo que as pessoas percebam a singularidade de uma vida que foi impactada pela graça de Deus. Parabéns pelo seu dia, Professor! Orgulhe-se por tão nobre profissão que é capaz de transformar e impactar vidas! Que Deus te abençoe e capacite cada dia mais!

Lílian de Lima Pimenta Lopes é casada com Kassio Lopes, pedagoga pós-graduada em psicopedagogia, atua como professora do Ensino Fundamental l, ela e o esposo servem a Jesus na Igreja Adventista da Promessa no Bairro de Santana, São Paulo – SP.

 

 

 

 

 

Versão Digital

vin_aplictaivo_250px

ATENÇÃO: A forma de distribuição do conteúdo das Lições Bíblicas em formato digital mudou. Leia o AVISO para mais informações.

logo