Executando sonhos

Sonhos… Esta palavra eleva nossa mente às alturas, põe um sorriso em nossos lábios e acelera o nosso coração. Mas, quando eles não se concretizam, logo a realidade nos surpreende, nos puxando com força, colocando nossos pés de volta ao chão cheio de obstáculos que aparentam ser maiores que os sonhos. Nesse momento, o prensar dos lábios e o franzir da testa são inevitáveis. Em situações como essas, a vontade de realizar é trocada pela vontade de adiar, cancelar, esquecer.

Diante dessas dificuldades devemos aprender o ensino descrito em Isaías 55:9, onde Deus revela que os “Seus pensamentos são mais altos do que os nossos pensamentos”. Se buscamos a realização dos nossos sonhos, então este princípio deixa claro que eles precisam estar alinhados com os planos do Senhor, que sempre prevalecem com êxito.

Colocando em prática este ensinamento, vejamos alguns princípios e exemplos, baseados na palavra de Deus, que nos ajudam na conquista dos sonhos, não importando o tamanho deles:

1) planejar: a história da rainha Ester mostra que a forma como ela se planejou para falar com o rei Assuero foi fundamental, pois para alcançar a libertação do seu povo, ela organizou as orações, os jejuns, e até mesmo o modo de usar sua beleza para convencer o rei (Ester, capítulo 4 e seguintes).

2) aproveitar as oportunidades: a mulher do fluxo de sangue é um exemplo de que devemos estar atentas às oportunidades, e não as deixar para depois. Ela ouviu falar que Jesus passaria pela cidade, reuniu as poucas forças que tinha, foi até Ele, tocou orla do manto do Senhor e foi curada (Marcos 5.24-35).

3) trabalhar com excelência: Rute ensina que podemos ser honradas e reconhecidas quando trabalhamos com esforço e dedicação, movidas por um propósito humilde e agradável aos olhos do Senhor (Rute, capítulo 1 e seguintes).

4) ser determinada: depois que a juíza Débora recebeu a orientação do Senhor, sobre como Israel deveria enfrentar e vencer o general opressor cananeu Sísera, o general israelita Baraque hesitou, e insistiu para que ela o acompanhasse na batalha. Então, sem se importar com as dificuldades que enfrentariam, com determinação ela se levantou e o seguiu até a batalha, focada na vitória, que se tornou uma realidade para seu povo (Juizes, capítulos 4 e 5).

Portanto, a realização de nossos sonhos depende do quanto eles demonstram sabedoria do alto, organização eficiente, e busca perseverante. Assim eles serão realidade para a glória de Deus e para nossa felicidade.
Bons sonhos!

Rosana Ronca, é casada com Pr. Carlos Eduardo S. Silva, serve como diaconisa na IAP Xaxim em Curitiba-PR; líder do ministério de mulheres na Conv. Reg. Sul; é graduada em gestão de pessoas e formada em Teologia pelo Seminário Martir Bucer.

epic_module_block_1-3
epic_module_block_21-2
epic_module_element_header-3

Versão Digital

vin_aplictaivo_250px

ATENÇÃO: A forma de distribuição do conteúdo das Lições Bíblicas em formato digital mudou. Leia o AVISO para mais informações.

logo