Família de cada dia

Família é difícil às vezes. Ok, talvez sempre (risos), ao menos parece ser sempre quando começamos a viver os momentos difíceis, não é? Difíceis para conversar, conviver, dividir. Relações interpessoais são de fato um desafio, que encontra sua fase mais aguda nas pessoas com as quais você convive de perto, dia a dia. A relação com o próximo é tema crucial na bíblia, desde o éden a Jesus e estendendo-se a nós hoje. Há momentos em que se torna mais difícil dizer não para a “maçã”, dizer não para a autossuficiência, o ego, o individualismo em seus sentidos mais deturpadas que carregamos. Não precisamos negar isso. Aliás, quem sabe você possa parar por um momento, respirar e dizer; “ta ok, às vezes tem sido realmente difícil.” Certo. “E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.” (Lucas 9:23).

Admitir nossas falhas é necessário, mas o próximo passo é negar. Não é negar que se tenha falhas, mas negar a “maçã”, aquilo que te leva cada vez mais para dentro de seu próprio ego e longe do próximo, do amor, longe da entrega e da abnegação, que é condição inegociável aos que querem seguir a Cristo. Esse é Jesus… Aquele que não nega as dificuldades diárias, que sabe dos nossos
desafios, mas que diz, “siga-me”! Olha que demais, ele diz que estará com você nisso! O próprio Deus, aquele que te deu tudo, o criador do universo, aquele que te criou. É por fé nele que você decide segui-lo todos os dias, é por saber quem Ele É, que está contigo, que você entende que pode sim abrir mão de si pela sua família, que você pode sim sentir que é pesado às vezes, mas que ele carregou as nossas dores e por ele já fomos curados. (Isaías 53:5)

Ao olhar para seu relacionamento com a sua família, não deixe que os momentos difíceis ditem quem ela é para você, não deixe seus pensamentos te levarem a jogar tudo em “um mesmo saco”. Enxergue a redenção de Jesus e o cuidado dele para com você, porque família é linda, é ideia e cuidado de Deus para você (Gn2:18).

Isabela Alves Lucena, 24 anos, filha do Eduardo Lucena e Eunice Alves – Bacharel em Teologia pelo seminário FLAM e estudante de Psicologia. – Congrega na Igreja Adventista da Promessa em São Miguel – SP

Versão Digital

vin_aplictaivo_250px

ATENÇÃO: A forma de distribuição do conteúdo das Lições Bíblicas em formato digital mudou. Leia o AVISO para mais informações.

logo