Mantenha tudo Sob Controle!

Já aconteceu com você de perder o controle em determinada situação? E até mesmo não querer mais continuar? Principalmente nesse período de pandemia em que você teve que assumir diversas tarefas com as quais não estava acostumada? Então, continue esta leitura a partir de uma ótica do controle de Deus.

Saiba que o controle exercido por Deus nos dá a paz que precisamos, diante de todas as circunstâncias da vida, pois Ele mantém a ordem no universo. Pela fé, compreendemos que o universo foi criado por Deus e tudo o que nele existe (Hb 11.3; At 17.24), nisto observamos que em tudo Deus está presente, cuidando da desordem criada pelo homem em um mundo organizado por Ele. Encontre nele direção para controlar suas emoções, sentimentos, impulsos, ansiedade e medo.  Afinal, “ter a gestão dos nossos sentimentos é muito importante para que possamos nos compreender melhor, ressignificar as sensações ruins e respeitar os próprios limites em diferentes situações” .

Jaynes em seu livro “Surpreendida pela Glória” (Jaynes, 2015) explica sobre os sentimentos que inquietam nossa vida, principalmente nos momentos em que estamos esgotadas. Ela os compara como um anseio por algo mais, que na verdade são sensações que temos quando precisamos parar tudo o que estamos fazendo e apenas deixarmos Deus nos surpreender com seus cuidados, esses ela descreve como “momentos de glória”.

Não precisamos nos desgastar, o Deus do universo sempre está disposto a nos surpreender com seus cuidados. Também não precisamos carregar tudo nas costas como se fossemos heroínas. Deixe Deus surpreendê-la!

Ele me surpreendeu diversas vezes. Quando entramos no ministério pastoral, passei a me dedicar à família e igreja, mas continuei tentando manter o controle de tudo, pois era o que eu sempre fiz. Porém, tudo que eu procurava resolver, da minha maneira, não dava certo. Perguntava para Deus todos os dias se eu havia feito a escolha certa, de deixar tudo por Ele, porque tudo dava errado. Lembro que, em todas as vezes que me abri verdadeiramente a Deus, e O deixei assumir o controle,   Ele agia e me surpreendia com seus cuidados, das mais diversas formas inesperadas. Demorei para perceber isso!

Hoje sei que a partir do momento em que eu e minha família decidimos trabalhar para Ele, com certeza assumiu o controle de tudo relacionado a nós, e não eu.

Certa vez recebi uma estudante em minha casa, que vendia doces para pagar os estudos e ela se ofereceu para fazer uma oração, sem mesmo nos conhecer e em um trecho de sua oração disse: “Pai, assim como eles cuidam daquilo que é teu, cuida de tudo que é deles”.

Até hoje Ele me surpreende com seu controle e cuidado com minha família.  Como bem constatou Ribeiro, “O Soberano não perde a soberania, o Soberano não está atado pelas leis humanas”, (RIBEIRO, 2006, p.19).

Então cabe a você, tomar a atitude e fazer a decisão certa que é entregar a Deus o controle do tempo, da rotina e da vida e descansar em seus braços de amor. Deixe Deus surpreender com o que tem para sua vida e assumir o controle!

 

Texto escrito por Eula Paula Basto de Araújo, esposa do Odeir pastor da IAP de Piracicaba, mãe da Julia. Integra a equipe do Ministério de Ensino da Convenção Paulista. Cursa Letras e MBA em Gestão Escolar e é formada   em Gestão Empresarial e Teologia.

 

REFERÊNCIAS:

Bíblia de Estudo NTLH. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2005.

DAWKINS, Richard. Deus, um delírio. Companhia das Letras, 2019.

JAYNES, Sharon. Surpreendida pela Glória. Tradução de Maria Emília de Oliveira. 1. ed. São Paulo: Mundo Cristão, 2015.

RIBEIRO Renato J. Hobbes; HOBBES, R. O Medo e a Esperança. WEFFORT, Francisco C.(organizador). Os Clássicos da Política, v. 13, 2006.

Versão Digital

vin_aplictaivo_250px

ATENÇÃO: A forma de distribuição do conteúdo das Lições Bíblicas em formato digital mudou. Leia o AVISO para mais informações.

logo