Provisão de Deus em meio às perdas

Nos dias atuais temos experimentado diversas perdas, o que parece ter transformado a perda quase em rotina. Enquanto alguns perderam emprego, renda ou viram seus negócios ruírem, outros perderam a saúde e vidas de pessoas próximas, como pais, irmãos, filhos, companheiros e amigos, e a ausência da despedida nesse momento de luto dificulta ainda mais a superação da dor. Nesse tempo de pandemia todos perdemos, ao menos em parte, a liberdade de ir e vir e, com a ausência do convívio, também os momentos de comunhão com nossos irmãos e amigos. Mas, seja lá qual for a sua perda nesses dias de incertezas, há esperança e provisão para os que confiam em Deus.

A palavra do Senhor nos ensina que mesmo em momentos de dor, ansiedade e sofrimento temos a quem recorrer e somos desafiados a manter nossa esperança viva, pois Deus conhece os planos que tem para nós e são planos para prosperarmos, não para nos causar dano, planos de nos dar esperança e futuro (Jeremias 29:11).

Em 2 Reis 4 aprendemos com uma mulher viúva que, além de enfrentar o luto, precisava lidar com uma dificuldade financeira tão grande a ponto de quase tomarem os seus filhos como escravos, em pagamento por uma dívida deixada pelo seu falecido esposo. Ela não tinha como pagar a dívida, mas recorreu a Deus, confiando na provisão dele. Por meio do profeta Eliseu, o Senhor operou grande milagre na vida daquela mulher, trazendo recursos suficientes que garantiram a liberdade dos seus filhos e sustento para sua família. Essa mulher enfrentou o luto e condições financeiras adversas, mas buscou no Senhor estratégia e solução para o seu dilema.

O momento que estamos vivendo nos direciona para a busca e a confiança na provisão de Deus. Talvez pareça que não teremos saída, que o que temos é pouco para superar nossas dificuldades. Talvez tenhamos pouca força, poucos recursos, até mesmo pouca fé, mas o nosso bom Deus pode prover o milagre em nossas vidas, como fez com aquela viúva endividada, que não tinha nada além de um pouco de azeite.

Que possamos viver esses dias na confiança de que o “nosso Deus é poderoso para fazer infinitamente mais do que pedimos ou pensamos” (Efésios 3:20). Que tenhamos a certeza de que o Senhor nos dará forças, aumentará nossa fé e esperança, e nos dará a provisão e o consolo necessários diante das nossas perdas.

 

Juliana Mateusa Meira Cruz, casada com Walter Oscar Pereira Cruz, mãe do Gabriel e da Melissa,  é graduada em Ciências Contábeis e mestre em Gestão e Organizações Públicas. Serve a Cristo na Igreja Adventista da Promessa em Santana, São Paulo – SP.

Versão Digital

vin_aplictaivo_250px

ATENÇÃO: A forma de distribuição do conteúdo das Lições Bíblicas em formato digital mudou. Leia o AVISO para mais informações.

logo