Ensino

Este ministério é também conhecido como DEC (Departamento de Educação Cristã), porém, o seu primeiro nome foi DP (Departamento de Publicação) e posteriormente, DECR (Departamento de Educação e Cultura Religiosa). Ele foi formado em julho de 1961, em Assembleia Geral, com a finalidade de organizar e produzir toda literatura da Igreja Adventista da Promessa: Lições Bíblicas, revista O Restaurador, livros, folhetos e material destinado ao funcionamento das Escolas Bíblicas, bem como todo o material de expediente para a igreja.

O primeiro diretor foi o pastor Genésio Mendes, cujo trabalho neste ministério era de orientação, revisão de material destinado à publicação e acompanhamento na Gráfica. Já em 1976, esse trabalho adquiriu independência funcional. Assim, o pastor Genésio dedicou seu tempo, com exclusividade, a esse novo ministério da igreja. Embora fosse sozinho à frente deste setor, tinha como colaboradores, em questões doutrinárias e de redação e correção, os pastores Godofredo Wanderley e Otoniel da Silveira. Permaneceu à frente do ministério até janeiro de 1980, quando foi eleito presidente da Região Paulista. O segundo diretor nomeado para a função foi o pastor José da Costa Menezes, que dirigiu o setor até 1988, quando foi eleito secretário geral do presbitério. Substituiu-o, na liderança deste ministério, o pastor Cassiano Domingos de Souza.

Em 1992, quando o Pr. Cassiano voltou à presidência geral, foi, então, nomeado diretor do DEC o pastor Valdeci Nunes de Oliveira, que esteve à frente do trabalho até 1999. O quinto diretor foi o pastor José Lima de Farias Filho, que ocupou esta função por duas gestões, sendo a primeira de 2000 a 2003, quando também era 1º Secretário Geral, e a segunda de 2004 a 2007, quando também era o 2º Secretário Geral. Nesta época, a equipe do Ministério de Ensino era formada pelas seguintes pessoas: Pastor Genilson Soares da Silva, diaconisa Rute de Oliveira Soares, irmão Márcio de Souza Rodrigues, irmã Eudoxiana Canto Melo e pastor Valdeci Nunes de Oliveira. Após ser eleito para Presidente Geral da IAP, o pastor José Lima deixou a coordenação do  ministério, que passou a ser ocupada pelo pastor Genilson Soares da Silva, o sexto diretor, que esteve à frente nos anos de 2008 a 2011, ocupando conjuntamente a função de 2º Secretário Geral.

Em 2012, este ministério foi assumido pelo seu sétimo diretor, pastor Alan Pereira Rocha, que ainda hoje permanece na função. Ao logo deste período, este pastor contou em sua equipe com os seguintes nomes: pr. Eleilton William de Souza Freitas, pr. Jailton Souza, pr. Kassio Lopes, missionário Andrei Sampaio Soares e a irmã Eudoxiana Canto Melo.

Além destes, passaram pelo Ministério de Ensino da Convenção Geral como funcionários os irmãos Custódio Batista Peixoto, Amadilson Soares de Paula, José Alves Amaral e as irmãs Maristela Montanheiro de Paula, Márcia Marques e diaconisa Ridethe Ramos de Souza. É igualmente importante mencionar que este ministério, em toda a sua história, também contou com o trabalho de escrita de muitos colaboradores voluntários.

O Ministério de Ensino da Convenção Geral, desde 1939 – quando da fundação da revista O Restaurador – já produziu milhares e milhares de páginas, levando a mensagem da salvação, os fundamentos da fé em Cristo, testemunhando as bênçãos de Deus sobre seu povo, produzindo literaturas evangelísticas, doutrinárias, revistas, livro de cânticos, Brados de Júbilo, Lições Bíblicas, sermões, livros e material de expediente. Este ministério atua no trabalho de revisão teológica de todas as literaturas publicadas pela igreja, bem como de todas as apostilas utilizadas nos cursos e capacitações realizados pela Diretoria Geral e seus ministérios. Além disso, faz a produção de cartazes, boletins, programas e projetos de oração.

Que esse ministério continue abençoando a vida de seus leitores, disseminando ensinamentos fundamentados na Palavra de Deus.

DIRETOR

Pr. Alan Pereira Rocha

 

VIDA ACADÊMICA

É Mestre em Teologia pela FABAPAR. Tornou-se Bacharel em Teologia pela Faculdade Batista D’Oeste do Brasil em 2004 e pela Universidade Metodista de São Paulo em 2011. Cursou o missiológico pela FATAP INTERNA em 1998

 

ATUAÇÃO NA IAP

Exerceu o ministério pastoral na Convenção Sul-Matogrossense de 1999 a 2007. Nesse período, pastoreou igrejas nas cidades de Campo Grande e Dourados e atuou na Diretoria da Convenção como secretário regional, de 2004 a 2007.

Em 2008, foi convidado a compor a equipe de escritores do DEC e mudou-se para São Paulo. Desde 2012, é o diretor do Ministério de Ensino da Convenção Geral.

Em São Paulo, pastoreou a IAP Parque Edu Chaves, de 2008 a 2014, e desde de 2016 vem atuando como pastor adjunto na IAP de Vila Medeiros.

logo