Coronavírus

 

A prevenção é um fator de grande importância para a manutenção da saúde. Apresentamos a seguir algumas informações a respeito do Coronavírus – um novo vírus que tem causado doença respiratória, com casos recentemente registrados na China e em outros países.

O Ministério da Saúde informou na terça-feira (28/1) que elevou a classificação de risco do Brasil para nível 2, que significa “perigo eminente”. Até segunda-feira (27/1), o país estava com nível 1 de alerta. A escala vai de 1 a 3 – que é o nível mais elevado e só é ativado quando são confirmados casos transmitidos dentro do país. Ainda não está clara sua forma de transmissão, embora se saiba que o contágio da família coronavírus acontece pelo ar, por meio de: gotículas de saliva; espirro; tosse; catarro; contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão; contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Os sinais e sintomas clínicos dessa doença são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Pode, também, haver infecção do trato respiratório inferior – as pneumonias. Os principais sintomas são: febre, tosse, dificuldade para respirar.

Cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, de acordo com o Ministério da Saúde:

 

Diante disso, é recomendável que cada IAP, PG ou pessoas em outras reuniões adotem os seguintes cuidados:

Estas medidas, informações e recomendações tem o objetivo único de prevenir o aparecimento da doença em nossas casas, igrejas e mesmo em nossa comunidade, por isso, contamos com a colaboração de todos.

 

Para mais informações, acesse as páginas do Ministério da Saúde – <https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus>.

 

Genilda Murta é enfermeira, jornalista, empreendedora e congrega na IAP em São Caetano do Sul (SP).

 

Instale o APP

vin_aplictaivo_250px
Estude as Lições Bíblicas a partir do seu celular. Instale o aplicativo, conheça e divulgue para os seus amigos.

google-play  app-store

logo